sexta-feira, 11 de setembro de 2009

Alunos do Moreira Sena visitam o centro histórico e o Museu do Ceará





































































































































































































































































































































































































































No dia 10 de setembro último, os alunos do núcleo Raimundo Moreira Sena 2, sob a coordenação do Professor Evando de Ciências Humanas visitaram o centro histórico de Fortaleza, como atividade integrada da Unidade Formativa II: Juventude e Cidade. Visitamos o Museu General Sampaio e o local subterrâneo onde supostamente a avó do escritor José de Alencar teria sido presa porque liderou um movimento político contra D. Pedro I, ambos ficam dentro do Forte Nossa Senhora da Assunção. Visitamos também a Praça do Passeio Público também conhecida como Praça dos Mártires porque foram fuzilados no tronco da árvore Baobá (trazida da África) os líderes revoltosos da Confederação do Equador, que foi um movimento revolucionário, de caráter amancipacionista e republicano, ocorrido em 1824 no nordeste do Brasil. Foram fuzilados nessa praça Tristão Gonçalves e Pe. Mororó para dar exemplo aos opositores de D. Pedro I. Em seguida visitamos o Museu do Ceará com suas salas temáticas: os povos indígenas; a escravidão e abolição negra e Fortaleza: imagens da cidade. Depois visitamos a Igreja mais antiga de Fortaleza, a Igreja do Rosário que fica na Praça dos Leões, também conhecida como Praça General Tibúrcio que foi tombada pelo IPHAN em 2002, porque foram encontrados numa reforma do piso os restos mortais de 50 pessoas adultas e de 4 crianças. Em resumo a visita foi muita proveitosa e educativa, porque os nossos jovens tem poucas oportunidades para entrarem em contato direto com a história do lugar onde vivem, no caso, de Fortaleza e do Ceará. Parabéns para todos os nossos alunos!!!

Maiores informações sobre o Museu do Ceará:
Rua São Paulo, 51 Centro
Cep 60030-100 Fortaleza-Ce
Fone: 3101.2610 Fax: 3101.1611
E-mail: musce@secult.ce.gov.br

3 comentários:

  1. Eu gostei muito de ter visitado o museu do ceara visitei o de nossa senhora de assução a e a injega do rosario datemos muitas foto com os pesonagem que vimos lar queria visita novamente lar conheci muitas coisa que eu não conhecir apredin muitas coiza lar.

    ResponderExcluir
  2. Bom neste dia foi uma experiencia otima para todos os alunos da escola Moreira sena.
    1*fomos visitar o Museu do Ceara mas como chegamos sedo fomos visitar outros lugares, o primeiro foi o forte que hoje é a (10*regiaõ Militar) foi otimo conhesemos as armas q foram usadas na guerra do Paraguai, tb vimos o lugar onde ficou detida Dna:Barbara de Alencarcar.
    Neste dia fomos a mais 3 lugares é um deles foi o nosso lugar de destino o Museu do Ceará,um lugar fantastico de otimos conhecimentos.
    neste dia eu tive uma otima oportunidade de aprendisagem graças ao pro-jovem.

    ResponderExcluir
  3. bom pelas fotos q vi la é um lugar interesante, muitos dos meus colegas de classe falavam q é bem legal tudo lindo,as armas bem estranhas antigas se ñ me engano foi as armas usadas na guerra do paraguai.
    ñ pude ir mas gostei de saber como foi e q Forteleza é rica assim.

    ResponderExcluir